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Acompanhar as tendências da alimentação fora do lar é uma tarefa que literalmente todo empreendedor desse meio deve cumprir, por vários motivos. E o principal deles é o seguinte: são essas tendências que guiam o consumo em si, a experiência do consumidor e inúmeros outros pontos diretamente ligados à lucratividade.

O melhor é que não é preciso ficar em busca de informações a todo instante, visto que anualmente são listadas as principais tendências que você, dono de restaurante, bar, pizzaria ou estabelecimento similar, deve conhecer.

As de 2020 já foram divulgadas, e abaixo listamos algumas delas.

Acompanhe.

Tendências da alimentação fora do lar para 2020

PRATICIDADE NA OPERAÇÃO

Se você já tirou sua ideia do papel, não precisa se preocupar com essa tendência, pois ela é direcionada principalmente para quem ainda está planejando montar um restaurante ou algo similar.

Nesse caso, espera-se que esses novos negócios sejam mais práticos, focando na eficiência, e isso significa basicamente ter a operação um pouco mais reduzida: ponto de venda menor, equipe menor e cardápio mais enxuto, mas sem deixar de ter bons resultados.

PRATICIDADE PARA O CLIENTE

No que diz respeito às tendências da alimentação fora do lar para 2020, praticidade é a palavra-chave também em relação ao cliente.

Nesse contexto, a ideia também é oferecer conforto, apostando em iniciativas como carregadores de celular junto às mesas e até mesmo cardápios digitais conectados diretamente à cozinha, que evitem que o garçom tenha que ser chamado a todo momento.

USO MAIS PRESENTE DA TECNOLOGIA

Em relação a essa tendência podemos citar, mais uma vez, o cardápio digital, mas ele é apenas uma das opções para quem deseja um ambiente mais tecnológico para o próximo ano.

Totens de autoatendimento, por exemplo, já são realidade, bem como robôs criados especificamente para restaurantes por quilo.

CONFIABILIDADE

Por fim, outra forte tendência, que tende a estar cada vez mais presente na alimentação fora do lar tanto no Brasil quanto no mundo é a confiabilidade e tudo que ela representa.

Explicando de forma simples: os clientes desejam poder confiar cada vez mais nos locais onde fazem suas refeições, em todos os sentidos. Isso inclui ter certeza de que os ingredientes possuem boa procedência, de que a equipe é idônea (principalmente os proprietários) e que há transparência entre o local e os seus consumidores.

Entender o mercado de alimentos como um todo é importante

E se é importante que você acompanhe as tendências da alimentação fora do lar, é importante também que acompanhe as tendências do mercado de alimentos como um todo, afinal é ele que mantém o seu negócio em funcionamento.

Um exemplo é o citado nessa matéria do site Duas Rodas, deixando claro que supermercados e atacadistas esperam, para 2020, melhora considerável nos negócios.

No que diz respeito a eles e esse mercado como um todo, as principais tendências estão ligadas a:

SUSTENTABILIDADE

Os consumidores estão cada vez mais preocupados com o impacto de suas escolhas no meio ambiente também no que diz respeito à alimentação.

Você se lembra que citamos a confiabilidade mais acima? Pois bem: para passar confiança aos seus clientes, é importante mostrar que também se preocupa com essa causa não compactuando, por exemplo, com o descarte incorreto do óleo utilizado na cozinha.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Outra grande preocupação é a relacionada à saúde, o que impacta tanto o seu negócio quanto seus fornecedores.

A tendência é que as pessoas, mais do que nunca, queiram se alimentar de forma saudável, excluindo gordura e outros elementos do prato. É importante que você saiba se adequar.

TECNOLOGIA

E a tecnologia volta como uma importante tendência, mas dessa vez beneficiando o consumidor de outra forma: ele está extremamente conectado, utilizando seu celular como ferramenta de pesquisa e escolha também no que diz respeito aos lugares onde irá comer.

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O que você pretende fazer a respeito?

Dica: crie uma boa reputação nas redes sociais, entre outras estratégias.

Com ou sem tendências, você jamais deve deixar se atentar

É exatamente isso que você leu: acompanhando ou não as tendências da alimentação fora do lar, é imprescindível que você jamais deixe de se atentar a tudo a sua volta que pode ter influência sobre o seu negócio.

Em relação ao atendimento, por exemplo: deve ser SEMPRE impecável, então não espere que o mercado dê as regras, sendo que você mesmo pode ter a iniciativa de buscar treinar sua equipe e deixá-la a par da experiência que o cliente deseja ter.

A preocupação com o meio ambiente é outro ponto que pode, e deve, ser começado a trabalhar imediatamente após o negócio abrir as portas pela primeira vez. Aliás, muito antes disso: mesmo antes de sair completamente do papel já é possível estudar formas de reuso da água, maneiras de utilizar a energia solar de forma inteligente no espaço, buscar parcerias com empresas de coleta e também com fornecedores que não utilizem agrotóxicos em suas plantações.

E em relação ao desejo das pessoas de comerem de forma cada vez mais saudável, SEMPRE tenha em seu cardápio opções que atendam esse perfil de cliente e que fujam das saladas simples. Lembre-se que é preciso encantar, portanto junte-se à equipe da sua cozinha para que possam pensar juntos no melhor a oferecer e, se julgar necessário, faça também uma pesquisa com seu público.

Mas, ATENÇÃO: todo e qualquer prato ou drink trabalhado em seu cardápio deve ter Ficha Técnica, que garantirá padronização, qualidade e organização, otimizando o tempo de seus colaboradores e entregando a melhor experiência ao cliente. É através dessa ferramenta, por sinal, que você conseguirá calcular o preço pelo qual cada item deve ser vendido.

E por falar nisso: você já trabalha com Ficha Técnica em seu negócio? Seus colaboradores entendem sua importância e sabem interpretá-la?

Se a resposta foi não para uma dessas perguntas, conheça o Treinamento Cardápio Vendedor, onde poderá aprender de forma profunda sobre esse assunto e baixar suas próprias fichas para uso.

Se ficar com qualquer tipo de dúvida, é só clicar aqui, deixar sua mensagem e nós entraremos em contato.

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