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Enfrentar o aumento da carne é uma tarefa que se faz necessária também para os donos de restaurante, e temos certeza de que você, que possui esse tipo de estabelecimento sob sua gestão, já percebeu essa necessidade. E é por isso que queremos te ajudar.

Mas, para isso, precisamos que você entenda que, para conseguir superar esse momento, é preciso buscar o máximo de informação sobre o assunto, e não apenas acessar materiais superficiais. Você sabia, por exemplo, que o Brasil tem o menor preço de carne do mundo, e que isso está ligado até mesmo a fatores históricos?

Pois é!

Essa a outras informações serão úteis inclusive na hora de conversar com seus clientes, informando-os e mostrando que não é sua intenção “ganhar em cima deles”, mesmo por que pode ser que, nesse momento, você esteja na verdade lucrando menos por conta do aumento da carne.

Mas voltaremos a falar sobre esse cenário propriamente dito mais a frente nesse artigo.

Por hora, confira no próximo tópico as principais dicas que todo dono de restaurante deve seguir nesse momento.

Dicas de como enfrentar o aumento da carne

BUSQUE O MÁXIMO DE INFORMAÇÕES QUE PUDER

Como já dissemos acima, estar bem informado sobre esse assunto é o primeiro passo para conseguir enfrentar o aumento da carne. Sendo assim, consuma todas as notícias, novidades e relatórios que puder, inclusive aqueles produzidos fora do Brasil.

Estando bem munido nesse sentido, não deixe de seguir outra dica: ser transparente não só com seus clientes, como também já dissemos, mas também com sua equipe, seus sócios e todos os envolvidos na operação. É importante que todos entendam o desafio a ser enfrentado, para que se consiga chegar a uma solução.

TENTE ATRAIR MAIS CLIENTES

O aumento no preço da carne também é considerado um momento de crise. E, em momentos como esse, uma das primeiras alternativas buscadas é atrair mais clientes, para vender mais.

Trata-se de uma iniciativa válida que pode, e deve, ser utilizada por você e sua equipe. Apenas tenha em mente que também é uma das mais difíceis em diversos sentidos, incluindo o financeiro.

VENDA MAIS PARA OS CLIENTES QUE JÁ POSSUI

Logo, se atrair novos clientes é uma alternativa cara, outra opção igualmente vantajosa é conseguir vender mais para os clientes que seu restaurante já tem.

Essa, por sinal, é uma dica válida para quando houver o aumento no preço de qualquer produto importante para o seu negócio. E detalhe: para aqueles clientes que “sumiram”, é sempre válido perguntar o motivo de modo a ouvir o outro lado e entender o que deve melhorar para gerar fidelização.

AJUSTE SUA MARGEM

Sim: o ajuste de margem de lucro é válido, principalmente para quem busca saber como enfrentar o aumento da carne.

Mas, atenção: para isso, é preciso conhecer a fundo seus números, tarefa que muitas vezes é negligenciada pelos donos de restaurante.

SE ADAPTE CONFORME A NECESSIDADE

Por fim, uma das principais dicas para enfrentar o aumento da carne com sabedoria e sem deixar de lucrar é saber se adaptar a esse momento.

Algumas iniciativas, nesse sentido, incluem a criação de pratos com outras proteínas no cardápio e a inserção de novos cortes nas receitas já existentes. Aliás: você sabia que é possível fazer um bom negócio somente comprando carnes procedentes de outra raça?

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E, por falar em bons negócios, em todo esse processo é importante, também, aprender a ser um bom negociador. Somente essa iniciativa já será suficiente para que seu restaurante sinta os impactos do aumento nos preços de uma forma mais amena.

O que esperar de 2020 em relação a esse assunto

Agora que você já aprendeu como enfrentar o aumento da carne, que tal descobrir um pouco de como será 2020 em relação a esse assunto?

As adaptações e estratégias continuarão sendo necessárias (lembrando que todo dono de restaurante deve estar preparado para elas), mas o cenário não é desanimador, como muitos imaginam.

Espera-se que os preços se mantenham firmes, com leve queda nos primeiros meses, mas sem voltar necessariamente ao que era antes. Portanto não crie grandes expectativas na hora de comprar, embora as oportunidades se tornem mais positivas.

 Já na hora de vender, prepare-se para encontrar clientes que, como estarão pagando mais caro na carne, esperam consumir algo que realmente possua qualidade. Essa será sua chance de trabalhar seus preços sem medo, desde que de fato entregue a qualidade esperada.

Haverá, também, o perfil de cliente em busca de proteínas diversificadas. E isso, por outro lado, pode te ajudar a economizar nas compras.

Para entender todos os pontos que mencionamos até aqui de forma mais aprofundada, confira a aula abaixo com a especialista Andréa Mesquisa, do Território da Carne:

Voltando à questão financeira

Você se lembra quando falamos sobre o ajuste da margem e a necessidade de conhecer a fundo seus números para chegar ao valor ideal?

Pois bem… Conhecer a fundo todos os números do seu negócio também é importante em inúmeras tarefas além dessas, inclusive na hora de atrair novos clientes (uma vez que é preciso investir nisso) e de comprar carnes ou qualquer outro componente essencial para o seu estoque.

Principalmente em momentos como esse, relacionado ao aumento da carne, é importante ter “na ponta do lápis” quanto exatamente é possível gastar, seja com a compra em si ou com estratégias para manter o restaurante funcionando bem, sem afetar o lucro. E, nessas horas, nada melhor do que contar com as ferramentas certas, como as Planilhas de Gestão Financeira.

É através delas que donos de restaurantes ou de qualquer outro estabelecimento ligado à alimentação fora do lar conseguem obter controle real de suas vendas e do seu fluxo de caixa.

Com elas você conseguirá, entre outras coisas, controlar todas as suas vendas feitas via cartão, seja ele débito ou crédito, uma vez que conseguirá entender a relação de cada taxa com o seu lucro.

Quer saber mais e entender como essas duas planilhas podem te ajudar? Clique no link acima, ou entre em contato para falar com a nossa equipe.

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