Ebook-do-Matheus-Lessa

Para qualquer pessoa que queira montar um restaurante, saber quanto de dinheiro será preciso investir é fundamental. E, já que esse também é o seu caso, nada melhor do que um artigo com informações que te ajudem a definir essa quantia, não é mesmo? E é exatamente essa a nossa proposta com esse conteúdo: te auxiliar na busca pela resposta e pela organização para começar seu negócio com o pé direito.

Aliás, fica aqui uma pergunta: o que te levou a querer ter um restaurante?

Pode ser o sonho de empreender, o fato de ter enxergado uma oportunidade após perder o emprego, a vontade de ganhar muito dinheiro… Dinheiro que, por sinal, é o foco desse artigo. Mas, se esse foi o motivo que te levou a querer empreender, temos um pedido para fazer: repense sua decisão.

Cuidar de um restaurante não é uma tarefa fácil e é imprescindível pensar em criar boas experiências para os clientes para que o lucro apareça, e não priorizar o lucro acima de tudo.

Se esse não é o seu caso, e se você entende que sua relação com seu público deve vir em primeiro lugar, continue conosco na leitura.

Cada caso é um caso na hora de saber quanto de dinheiro é preciso para montar um restaurante

Talvez você se decepcione um pouco ao descobrir isso, mas não há como afirmar de quanto dinheiro você precisa para montar um restaurante.

E o motivo é simples: cada caso é um caso.

Poderíamos mencionar qualquer quantia aqui, que talvez fosse boa para você, mas que com certeza seria insuficiente para outros leitores que viessem, considerando que o restaurante idealizado por eles sem dúvidas são diferentes do que você idealizou.

A única forma de descobrir a real quantia necessária é colocando no papel cada detalhe do seu negócio. Isso mesmo: você precisa DETALHÁ-LO, pois só assim irá saber quanto precisa investir, e é nessa hora que você deve começar seu plano de negócios.

A importância do plano de negócios nesse processo

Nesse começo, mesmo na parte dos estudos para começar a empreender, são diversos pontos que merecem atenção, incluindo o primordial plano de negócios.

O termo pode soar estranho para você, mas é simples de entender: é no plano de negócios que você irá colocar todos os detalhes do seu restaurante, de modo a saber o que ele precisa para sair do papel, qual o conceito a ser aplicado e muitas outras informações incluindo, claro, o investimento necessário.

O plano de negócios se faz importante por que é onde estarão:

AS INFORMAÇÕES DA SUA LOCALIZAÇÃO IDEAL

E não apenas no que diz respeito ao bairro ou à rua, mas também ao imóvel em si.

Ele será comprado ou alugado? Precisará fazer alguma reforma radical ou apenas decorá-lo seguindo o conceito pensado? Essas e outras perguntas precisam ser respondidas para saber quanto de dinheiro será necessário para deixar o imóvel pronto para abrigar um restaurante.

AS INFORMAÇÕES SOBRE OS EQUIPAMENTOS E MÓVEIS NECESSÁRIOS

Quanto maior o imóvel, maior será a quantidade de móveis adquiridos, o que irá influenciar diretamente na quantia que você precisa ter disponível. Mesmo que escolha dar uma cara nova para móveis usados, também precisará ter na ponta do lápis quanto essa ideia irá custar.

E não podemos esquecer dos equipamentos necessários para que sua cozinha funcione corretamente, além daqueles típicos de escritório, como telefone e computador.

AS INFORMAÇÕES SOBRE A CONTRATAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS

A contratação de funcionários também deve ser considerada na hora de descobrir quanto dinheiro é preciso para montar um restaurante, e é também com o plano de negócios que você descobrirá o tamanho ideal da sua equipe.

Um restaurante grande, por exemplo, demanda mais pessoas para a operação, bem como aqueles que funcionam de manhã até a noite.

Outro ponto muito importante, que jamais deve ser esquecido, é que o lucro nunca surge da noite para o dia. Logo, é preciso ter uma boa quantia em caixa para manter o negócio girando.

Quantia essa estipulada, também, durante o detalhamento do plano de negócios.

Uma dica que te ajudará muito nesse processo…

É fato: sem estruturar seu plano de negócios você jamais poderá saber de quanto precisa para montar um restaurante, mas tem outra dica preciosa que queremos te dar: tente validar sua ideia antes de começar.

Ao começar a detalhar seu plano de negócios você pode descobrir que o investimento precisa ser alto, o que representa uma perda financeira igualmente alta caso algo dê errado, e por isso essa dica é tão valiosa: ela te permite perceber, bem antes, se há ou não chances de sucesso.

Isso pode ser feito aplicando uma pesquisa na região onde deseja atuar, por exemplo, para ver o nível de aceitação da sua ideia por parte de seus possíveis clientes. Vale a pena, ainda, se aprofundar na operação em si trabalhando em um restaurante similar ao que você deseja tirar do papel.

Por se tratar de busca por aprendizado, não tenha receio de trabalhar de graça, como falado nesse vídeo abaixo, que é voltado para a abertura de bares, mas também é extremamente útil na hora de montar um restaurante:

Adquirido o conhecimento e validada a ideia, não deixe de dar o próximo passo por conta de o investimento para o seu projeto ser alto. Comece com algo menor e vá crescendo aos poucos, pois essa jornada também irá te fortalecer como empreendedor.

Para saber como de fato começar, agora que você já sabe como descobrir de quanto dinheiro precisar para montar um restaurante, siga nossa última dica desse artigo: leia o ebook O Segredo dos Restaurantes de Sucesso, que aborda os principais pontos que merecem sua atenção para que o seu negócio dê certo.

Muitos desses pontos, por sinal, foram abordados até aqui, como a escolha da localização ideal e a conexão com o público-alvo, porém são tratados de forma mais profunda nesse material.

Clique no link acima ou no banner abaixo para conhecer todos os assuntos que compõem o ebook.

Se ficar com qualquer dúvida, clique aqui e converse com a nossa equipe. Teremos imenso prazer em te ajudar.

Ebook-do-Matheus-Lessa

Informações rápidas
SOBRE O MATHEUS LESSA
MENTORIA
PODCAST
ENTREVISTAS

ARTIGOS

palestras
GESTÃO: COMO CRIAR UM CARDÁPIO VENDEDOR NA PRÁTICA PARA O SEU RESTAURANTE
GESTÃO: COMO DIMINUIR OS DESPERDÍCIOS E AUMENTAR SEUS LUCROS DO SEU RESTAURANTE COM UMA GESTÃO 360° DO SEU ESTOQUE
MARKETING & VENDAS: COMO USAR O PODER DO MARKETING DIGITAL PARA ATRAIR E FIDELIZAR CLIENTES PARA O SEU RESTAURANTE
Contato

(41) 99954-0557

atendimento@domineseurestaurante.com.br

Ingredientes do Sucesso Consultoria
CNPJ: 27.792.478/0001-58
Av. Sete de Setembro 2775, Curitiba – PR