A gestão de compras é um dos pontos fundamentais para uma administração de sucesso em qualquer negócio no segmento de alimentação e bebidas.

O setor de compras dentro de uma empresa tem um papel muito importante, pois é responsável por realizar negociações com fornecedores, buscando as melhores condições de pagamento, melhores prazos de entrega, melhores preços e claro que um produto de qualidade.

O preço e a qualidade dos produtos adquiridos estarão refletidos nos preços praticados e nos seus ganhos. É preciso, também, ter em mente que o preço pago e a qualidade estão diretamente relacionados.

Nesse vídeo quero compartilhar 3 ações práticas para aumentar suas chances de sucesso na gestão do seu estoque!

Antes de continuar o artigo eu convido você a se inscrever em meu Canal do Youtube, onde semanalmente eu posto vídeos dando dicas de Gestão voltados para o Segmento de Alimentação & Bebidas.

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Agora que você já se inscreveu em meu canal e assistiu o vídeo onde falo sobre como ter uma gestão de compras eficiente no seu  Negócio no Segmento de Alimentação & Bebidas vamos continuar com o artigo.

Onde se deve iniciar o processo de compra?

Muitas pessoas pensam erradamente que o processo de compra se inicia na cotação de preços, no pedido e recebimento da mercadoria. Sendo que na verdade o processo se inicia em uma boa escolha do cardápio e uma ficha técnica eficiente de todos os pratos do seu restaurante.

Com as fichas técnicas dos pratos ou drinks, temos conhecimento de todos os insumos que serão utilizados em cada prato do cardápio.  Podendo assim ter um melhor planejamento de compras de matérias-prima mais utilizadas no seu negócio, e assim se obtém o aumento do poder de compra, afinal a quantidade a ser comprada será maior, podendo obter na compra maiores descontos, reduzindo itens de estoque e logicamente uma melhor administração de toda a cadeia de abastecimento.

Através da ficha técnica você poderá também descobrir ou evitar desvios na produção ou no estoque.

Ficha técnica bem feita reduz desperdícios, aumenta a eficiência no controle de estoque e o mais importante, aumenta o lucro.

Para saber mais a respeito de ficha técnica, leia meu artigo completo clicando aqui.

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Investir ou não em um software de gestão (PDV)?

Eu sempre falo que o sucesso de qualquer negócio está no controle de todos os processos, então eu indico que você tenha um Software de Gestão. No mercado existem vários, desde gratuitos até investimentos altos, mas não estou aqui para falar de preço ou qual você deve escolher.

Eu sempre falo que você deve escolher um software que seja capaz basicamente de controlar o número de clientes atendidos, produtos vendidos, controle de estoque e composição de pratos ao criar o seu produto no seu PDV.

Então com uma ficha técnica eficiente, e o número de pratos vendidos e clientes atendidos basicamente você consegue determinar o mix de produtos do seu negócio, prever suas vendas e  planejar suas compras reduzindo seus desperdícios e aumentando seus lucros.

 Planejamento de Compras no seu Restaurante

Quando você for pensar no planejamento de compras do seu restaurante é importante ter em mente 3 pontos:

1) Ficha Técnica bem elaborada

2) Conhecimento de Venda do seu mix de produtos

3) Conhecimento da previsão do fluxo de clientes

Só que tudo isso só vai funcionar plenamente se você tiver a prática de treinamentos na sua gestão. Digo isso, porque nenhuma ferramenta, por mais excelente que seja, consegue os resultados sozinha e sem uma prática constante.

Nesse vídeo eu mostro como algumas ferramentas simples podem te trazer grandes resultados para o dia-a-dia da sua gestão de compras. Assista o vídeo completo!

Com esses dados em mãos agora fica mais fácil para:

– Planejar suas compras

– Fazer a cotação de preços

– Escolher o fornecedor

– Fazer o pedido

– Conferir o recebimento

– Fazer a estocagem e armazenamento

Leita também: Como ter um Controle de estoque Eficiente em seu Restaurante

O lucro do seu restaurante está nas compras e não diretamente nas vendas

Costumo dizer que quem tem mais lucro é quem controla melhor e não quem vende mais. Agora imagine, você vender bem e ter um controle total dos processos do seu restaurante?

Compras bem elaboradas, calculadas e logicamente, bem negociadas são fatores que levam hoje um restaurante para o sucesso. Acredito que o Setor de Compras deveria se chamar “Setor de Lucros”.

Se você ficou interessado e quer se aprofundar ainda mais no Controle de Estoque no seu Negócio Gastronômico, participe do meu TREINAMENTO ESTOQUE 360º e aprenda como  controlar suas compras, aumentar sua margem de lucro, controlar desperdícios na sua produção e movimentação do seu estoque.

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