banner planilhas financeiras matheus lessa

A eficiência energética para um restaurante é tão importante quanto para qualquer outro tipo de empresa, mas como levá-la para dentro do estabelecimento?

Esse, sem dúvidas, é um questionamento comum na vida de muitos empreendedores, e talvez também seja o seu. E é justamente pensando em te ajudar que separamos, nesse artigo, as informações necessárias para que seu restaurante também se torne eficiente do ponto de vista energético.

Saiba mais no decorrer da leitura.

Mas, afinal, o que vem a ser a eficiência energética?

Quando se fala em eficiência energética para restaurante, ou outro tipo de negócio, é comum pensarmos imediatamente em economia.

A eficiência, porém, não significa só isso: ela está ligada, principalmente, ao uso racional da energia.

E a energia, por sua vez, não diz respeito somente à eletricidade: ela inclui, por exemplo, os combustíveis utilizados pelos carros, que muitas vezes tem seu uso mal feito e enfrenta o desperdício durante congestionamentos e outras situações nas quais o veículo encontra-se “gastando energia”, mas sem estar em movimento.

Mas, de qualquer forma, mesmo com a máxima de que “é eficiente quem consegue obter o mesmo resultado, gastando menos energia”, economizar sempre será válido. Não deixando de ser, também, uma forma de alcançar eficiência.

Veja, no próximo tópico, dicas de como isso pode ser feito.

Garantindo a eficiência energética para um restaurante

UTILIZE LÂMPADAS ECONÔMICAS

As lâmpadas de LED são um ótimo investimento nesse sentido, uma vez que aliam eficiência e economia.

Substitua todas que conseguir dentro do seu restaurante, mas não se esqueça, também, de mantê-las apagadas quando não houver ninguém nos ambientes.

ADOTE ILUMINAÇÃO E VENTILAÇÃO NATURAIS

Ainda no quesito iluminação, que tal aproveitar a luz do sol em locais específicos, garantindo uma boa luminosidade natural? Uma das suas paredes, por exemplo, pode ser toda de vidro.

E o mesmo pode ser pensado para as janelas: quanto maiores forem, mais circulação natural do ar irão permitir, evitando que o ar condicionado seja usado o tempo todo.

CONSIDERE A INSTALAÇÃO DE PAINÉIS SOLARES

Além de captar a luz do sol através de paredes e janelas para manter seu restaurante iluminado, considere também instalar painéis solares.

Eles irão garantir a economia de energia, não deixando de ser um ótimo investimento!

INSTALE SENSORES DE MOVIMENTO NOS BANHEIROS

E se a ideia é levar eficiência energética para um restaurante, nada melhor do que instalar, também, sensores de movimento nos banheiros. Dessa forma, as luzes irão acender somente quando alguém estiver no ambiente.

O uso de toalhas de papel para secagem das mãos também deve ser avaliado, evitando as máquinas de secagem com ar que, por sinal, são vistas como anti-higiênicas por muitas pessoas.

DÊ ATENÇÃO ESPECIAL AOS SEUS EQUIPAMENTOS

Muito se fala sobre prestar atenção nos equipamentos no sentido de conseguir identificar rapidamente quando surgir um problema, a fim de solucioná-lo o quanto antes. E isso faz total sentido: uma simples geladeira com defeito que demora a ser detectado pode “puxar mais energia” do que o normal.

Mas sua atenção deve começar muito antes, no momento da compra: certifique-se de adquirir itens que possuam selo de eficiência energética.

A eficiência indo além da energia elétrica

Garantir a eficiência energética para um restaurante, como você conseguiu perceber acima, é mais simples do que parece. E o melhor: trata-se de uma iniciativa que gera inúmeros benefícios, começando pela economia e indo até ao destaque em relação à concorrência.

E se for possível aliá-la a outras iniciativas que também geram eficiência, economia e destaque para o seu negócio, não pense duas vezes! A sustentabilidade, por exemplo, é cada vez mais bem vista pelas clientes, e utilizá-la certamente será, também, uma ótima jogada de marketing.

Nesse sentido, nossas dicas incluem:

ECONOMIZAR O MÁXIMO DE ÁGUA POSSÍVEL

Já existem torneiras inteligentes que podem te ajudar nessa missão, além de conversas constantes com sua equipe a respeito desse assunto.

economia-de-agua-para-eficiencia-energetica-no-restaurante

Mas não pare somente na economia: pense em formas inteligentes de captar e utilizar água da chuva também.

REDUÇÃO DO USO DO PLÁSTICO

Hoje, mais do que nunca, o uso desenfreado de plástico está sendo condenado pelas pessoas, inclusive no que diz respeito à alimentação fora do lar. O uso de canudos desse tipo é um exemplo claro de que mudanças são necessárias, e você pode começar substituindo esse simples item por versões em papel ou outros materiais.

Além disso, dê espaço também para a reciclagem separando o lixo corretamente e solicitando uma coleta confiável, que leve esse material para locais onde poderá ser transformado positivamente.

CRIAÇÃO DE UMA HORTA

E se o uso do plástico está desagradando cada vez mais seus clientes, o uso de agrotóxicos desagrada muito mais, não sendo à toa que cada vez mais restaurantes investem em alimentos orgânicos para compor cada prato.

Pesquise produtores próximos que possam te ajudar nesse sentido e trabalhem com produtos certificados, mas não deixe de começar de alguma forma. Que tal, por exemplo, utilizar um espaço do seu restaurante para criar uma horta? Pode ser algo pequeno, apenas para o plantio de ervas, mas já irá te ajudar a economizar e oferecer algo realmente saudável para cada cliente.

Não se esqueça, ainda, de permitir que os clientes possam ver essa horta: esse gesto será essencial para um “boca a boca” positivo sobre o seu negócio.

Para economizar, é importante conhecer seus números

Como também foi possível notar, antes de realmente começar a economizar é preciso fazer alguns investimentos, como no caso dos equipamentos com selo de eficiência energética e da substituição das lâmpadas.

Tais investimentos, porém, não devem ser feito “a esmo”, apenas visando à economia futura e os demais benefícios. Em resumo, é fundamental que você conheça a fundo o seu financeiro, a ponto de saber quando e quanto poderá investir, e isso pode se dar através de uma ação simples: controlando suas vendas, principalmente aquelas feitas via cartão de crédito ou débito.

Com as Planilhas de Gestão Financeira você consegue obter rapidamente esse controle, entendendo melhor seus números e, assim, descobrindo quando é o momento exato de investir.

Clique no link acima ou no banner abaixo para saber mais, e se ficar com qualquer dúvida, é só falar com a nossa equipe.

banner planilhas financeiras matheus lessa

Informações rápidas
SOBRE O MATHEUS LESSA
MENTORIA
PODCAST
ENTREVISTAS
BLOG
palestras
GESTÃO: COMO CRIAR UM CARDÁPIO VENDEDOR NA PRÁTICA PARA O SEU RESTAURANTE
GESTÃO: COMO DIMINUIR OS DESPERDÍCIOS E AUMENTAR SEUS LUCROS DO SEU RESTAURANTE COM UMA GESTÃO 360° DO SEU ESTOQUE
MARKETING & VENDAS: COMO USAR O PODER DO MARKETING DIGITAL PARA ATRAIR E FIDELIZAR CLIENTES PARA O SEU RESTAURANTE
Contato
+55 99 99999-9999
+55 22 2222-2222

 contato@matheuslessa.com.br