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Com a correria do dia a dia, muitos detalhes de extrema importância para estabelecimentos voltados para a alimentação fora do lar acabam ficando de lado, como o estudo da concorrência. Assim, as chances de perder espaço no mercado ou não conseguir crescer são cada vez maiores, por isso é tão importante adotar práticas como a visita técnica em restaurantes, tema abordado nesse artigo.

Se você ainda não o conhece e não sabe tudo o que ele pode fazer pelo seu negócio, continue a leitura até o final.

A importância de conhecer bem os seus concorrentes

Provavelmente a análise da concorrência foi um dos principais pontos nos quais você focou ao abrir seu negócio. Certo?

Afinal, é preciso conhecer seus concorrentes diretos e indiretos, seus pontos fortes e fracos, a forma como trabalham e tudo mais que possa te ajudar a moldar o seu próprio restaurante com ao menos um grande diferencial. O erro, porém, está quando essa análise tem fim, após o estabelecimento estar funcionando.

Trata-se de um erro comum cometido por centenas de empreendedores: acreditar que, uma vez que a ideia já saiu do papel e está dando lucro, não é mais preciso acompanhar o que os outros estão fazendo.

Esses “outros”, porém, continuam buscando o crescimento da mesma forma que você, então por que não tornar esse acompanhamento constante por meio da visita técnica em restaurantes e garantir que não irá ficar para trás?

Entenda melhor no próximo tópico.

Por que a realização da visita técnica em restaurantes é tão importante

Quando falamos em visita técnica em restaurantes pode parecer que estamos nos referindo a alguma visita que você irá receber, mas é justamente o contrário: são as visitas que você deve fazer aos locais que julga serem seus concorrentes.

Aliás, isso vale tanto para concorrentes diretos quanto indiretos.

Por exemplo: se você está em viagem a outro país, nada impede que entre em um restaurante de modo a conseguir entendê-lo melhor, mesmo que ele não represente uma ameaça real para o seu negócio. E a boa notícia é que mesmo as idas a lazer podem, ao menos por alguns minutos, se transformar em uma visita técnica.

Como dissemos mais acima, essa prática é importante no momento em que te permite perceber onde pode melhorar, com base na análise da operação de terceiros, mas para que funcione é preciso cuidar dessa atividade de forma séria. Em outras palavras: tome nota de tudo o que achar interessante, seja no celular ou mesmo em um caderninho e, se possível, dê notas para cada ponto observado.

Em relação aos pontos em si, abaixo estão alguns que não devem faltar em sua visita técnica em restaurantes:

ATENDIMENTO

Aqui, claro, deve-se avaliar como foi o atendimento prestado pelos garçons e por toda a equipe, incluindo quem cuida da recepção.

Esse ponto é crucial para que um restaurante seja de fato convidativo, dando início a uma ótima experiência para os clientes.

Suas dúvidas foram tiradas com clareza e rapidez?

Os colaboradores se mostraram prestativos?

Não deixe de prestar atenção nesse e em outros detalhes.

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DECORAÇÃO E LIMPEZA

Ao iniciar qualquer visita técnica em restaurantes, observe se houve um cuidado em tornar o local convidativo e criar uma boa primeira impressão utilizando a decoração do ambiente.

Obviamente que não há obrigatoriedade em decorar fazendo grandes investimentos, mas transmitir o conceito criado é importante, sem contar o fato de que muitos estabelecimentos deixam esse ponto completamente de lado, o que definitivamente não é bom.

A limpeza, porém, deve estar presente independente do contexto, sendo primordial que você a analise de todas as formas possíveis: nas louças recebidas, no chão, no uniforme dos garçons e, claro, no banheiro.

CARDÁPIO

Claro que o cardápio não poderia ficar de fora, lembrando que em relação a ele não basta analisar somente o material utilizado e a qualidade das fotos.

Seja mais criterioso, a fim de observar as técnicas que foram aplicadas para a exposição dos pratos, como descrever cada um de forma a realmente despertar o desejo do cliente. E, claro: não deixe de avaliar também o seu pedido quando recebê-lo, levando em conta o sabor e a apresentação.

OS DIFERENCIAIS

Tudo o que você notar que pode ser considerado um diferencial no restaurante visitado também deve entrar nessa lista, sendo ou não voltados para os pontos que mencionamos até aqui.

Possui um menu exclusivo para as crianças?

É um restaurante pet friendly?

Oferece música ao vivo em determinados dias da semana?

Trabalha com algum tipo de promoção ou programa de fidelidade?

Lembre-se que esses diferenciais também podem ser seus, bem como todos os pontos positivos notados na visita técnica em restaurantes.

Aplicando os pontos observados em seu negócio

Vale sempre lembrar, ainda, que os erros notados durante a visita também devem ser levados em consideração, de modo a não serem repetidos no seu estabelecimento. E levar os pontos positivos para dentro dele não significa necessariamente copiar, mas sim se inspirar em algo que já funciona, dando sua própria identidade.

O cardápio é um ótimo exemplo a ser citado: o seu não precisa ser idêntico ao da concorrência para fazer o mesmo sucesso, mas sim utilizá-lo como inspiração para aprimorar ainda mais suas vendas.

Se o local visitado possui um cardápio bem estruturado é por que, muito provavelmente, fez uso da Engenharia de Cardápio, o que você também pode fazer imediatamente sem deixar seu conceito de lado.

Caso nunca tenha ouvido falar sobre essa técnica, conheça o Treinamento Cardápio Vendedor, que a aborda de forma profunda junto a inúmeros outros termos que são essenciais para transformar qualquer cardápio em uma verdadeira arma de vendas, como a Ficha Técnica.

Acredite: durante cada visita técnica em restaurantes você irá notar inúmeros pontos positivos, criados para encantar os clientes e fidelizá-los, porém sem um cardápio que realmente funcione esse esforço pouco irá adiantar. Por isso comece a mudar o seu agora mesmo clicando no link acima ou no banner abaixo.

Se ficar com qualquer dúvida, incluindo as relacionadas a esse artigo, é só entrar em contato e conversar com a nossa equipe.

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