Ebook-do-Matheus-Lessa

Você já ouviu falar em “soft opening”? Se não, veio ao lugar certo, pois nesse artigo irá aprender tudo o que precisa sobre esse assunto e como ele pode impactar, e muito, a abertura do seu restaurante.

Portanto, mesmo que você já esteja com praticamente tudo pronto para começar a funcionar, faça a leitura até o final e ajuste o que for preciso para começar da forma correta, garantindo que o estabelecimento crescerá de forma sólida.

Entenda mais a seguir.

O que é soft opening e por que ele está ficando cada vez mais famoso

Em uma tradução ao pé da letra, utilizando o próprio tradutor do Google, você encontrará “abertura suave” como significado para soft opening.

Mas, trazendo esse termo para a realidade dos donos de restaurante, pode-se afirmar que ele funciona basicamente como uma pré-abertura, a ser feita para que o empreendedor consiga ter uma noção de como será trabalhar com o estabelecimento a todo vapor, posteriormente.

E ele está ganhando cada vez mais fama e espaço por conta de 3 fatores bem simples:

PERMITE QUE O DONO DO RESTAURANTE POSSA ESTUDAR A ACEITAÇÃO DO PÚBLICO

A ideia é justamente fazer uma abertura “menor” e, para isso, o ideal é trabalhar com um cardápio bem mais enxuto, no qual constem apenas as estrelas da casa. E também não é preciso fazer essa “estréia de teste” com o restaurante funcionando em sua capacidade total: deixei um número reduzido de mesas, para atender poucas pessoas por dia.

uso-de-poucas-mesas-no-soft-opening

Assim ficará muito mais fácil estudar a aceitação do público em relação a todos os detalhes, sabendo se precisará melhorar algo ou não.

CRIA VALOR PARA SUA MARCA DE FORMA MUITO MAIS RÁPIDA

Utilizar o soft opening significa dar o primeiro passo com o pé direito, permitindo que os clientes tenham contato com o que o seu restaurante terá de melhor, como um atendimento de excelência, por exemplo.

E com tudo sendo tão perfeito, é difícil que cada pessoa não perceba valor em seu negócio logo no primeiro contato. O “boca a boca”, nesse caso, será inevitável, ajudando ainda mais a formar sua marca no mercado.

NÃO EXIGE GRANDES INVESTIMENTOS

Agora imagine gerar uma ótima experiência para os clientes e conseguir atrair muitos outros sem ter que, necessariamente, fazer grandes investimentos em seu restaurante.

E é justamente isso que o soft opening permite que aconteça: já que serão poucas pessoas atendidas por dia, e o cardápio apresentado a elas não é o oficial, mas sim uma versão com o melhor que você tem a oferecer, não há motivos para manter o estoque repleto de insumos sem ter certeza de que terão saída.

Aliás, se você acredita que a abertura de um restaurante dá muito trabalho por exigir a compra de muitas coisas, definitivamente precisa testar o soft opening!

Essa é uma estratégia já muito utilizada na Europa e nos Estados Unidos, e que chegou por aqui sendo utilizada, também, por grandes nomes da gastronomia.

Saiba mais nessa matéria da Gazeta do Povo.

Os erros que são evitados na abertura do restaurante quando se utiliza o soft opening

E com tantos benefícios que proporciona o soft opening, claro, te permite ainda evitar diversos erros quando seu restaurante abrir as portas oficialmente.

Entre esses erros, podemos citar:

ATENDIMENTO RUIM

Atendendo apenas uma parcela do público oficial, sua equipe conseguirá sentir as maiores dúvidas e necessidades dos clientes, se preparando para prestar um atendimento de excelência também quando o local estiver mais cheio.

Nunca se esqueça que o atendimento realizado com excelência é um dos pilares do sucesso de qualquer estabelecimento.

FALTA DE PRODUTOS

Feito o soft opening, você conseguirá ter uma estimava de quais pratos fizeram mais sucesso e, consequentemente, de quais insumos deverá comprar em maior quantidade.

Um dos erros cometidos pelos donos de restaurantes na hora da inauguração é justamente deixar que faltem produtos importantes no estoque, mas com a adoção da estratégia foco desse artigo você não correrá esse risco.

FALTA DE PREPARO DA EQUIPE DA COZINHA

E por preparo, aqui, estamos nos referindo à capacidade de atender muitos pedidos ao mesmo tempo.

E mais uma vez o soft opening evita que o erro surja, uma vez que possibilita que a equipe da cozinha consiga ter uma estimava do quanto precisará trabalhar. E você, claro, poderá determinar se será ou não preciso contratar mais pessoas.

Se perceber que precisa, essa contratação poderá ser feita a tempo de treinar os novos colaboradores sem interferir na operação.

Outros detalhes que você deve considerar…

Vale lembrar, porém, que o soft opening é uma estratégia utilizada para “testar” a abertura de um restaurante antes de realmente fazê-la para o público geral.

Antes dela, porém, existem inúmeras etapas do planejamento em si que merecem cuidado, caso contrário nem mesmo a estratégia citada irá funcionar.

Por exemplo: qual o perfil de cliente que você deseja atender?

Por mais que esteja receptivo a qualquer tipo de pessoa, é preciso que exista a definição de um público-alvo, sabia? E nessa definição entram informações como faixa etária, classe social e até mesmo preferências alimentares (vegetarianos, por exemplo).

A localização também deve ser muito bem pensada, sendo de fácil acesso para o público escolhido e se adequando ao conceito que você deseja dar ao restaurante. Em relação a ela, é importante estudar pontos como:

  • A existência de estacionamentos próximos;
  • A possibilidade de oferecer vagas próprias;
  • Se há como tornar o espaço adequado para quem tem dificuldades de locomoção;
  • Se há muita concorrência por perto;
  • Se há bueiros ou outros elementos que favorecem o aparecimento de animais e insetos.

Somente após definidos esses e outros detalhes é que é hora de pensar no soft opening. Portanto, para que você comece realmente sem erros, indicamos a leitura do ebook O Segredo dos Restaurantes de Sucesso, onde é explicado a fundo tudo que um empreendedor deve fazer para tirar seu restaurante do papel da forma correta.

Nele você irá aprender sobre público-alvo, localização do ponto de venda, marketing e todos os outros assuntos que devem ser do seu conhecimento, é só clicar no link acima para saber mais.

Estamos disponíveis aqui para tirar suas dúvidas.

Ebook-do-Matheus-Lessa

Informações rápidas
SOBRE O MATHEUS LESSA
MENTORIA
PODCAST
ENTREVISTAS

ARTIGOS

palestras
GESTÃO: COMO CRIAR UM CARDÁPIO VENDEDOR NA PRÁTICA PARA O SEU RESTAURANTE
GESTÃO: COMO DIMINUIR OS DESPERDÍCIOS E AUMENTAR SEUS LUCROS DO SEU RESTAURANTE COM UMA GESTÃO 360° DO SEU ESTOQUE
MARKETING & VENDAS: COMO USAR O PODER DO MARKETING DIGITAL PARA ATRAIR E FIDELIZAR CLIENTES PARA O SEU RESTAURANTE
Contato

(41) 99767-1193

atendimento@domineseurestaurante.com.br

Ingredientes do Sucesso Consultoria
CNPJ: 27.792.478/0001-58
Av. Sete de Setembro 2775, Curitiba – PR