como-criar-um-cardapio-curso

Será que todo restaurante precisa ter um nutricionista, ou seria esse um mito que envolve os donos desse tipo de estabelecimento? Será que quem decide não ter esse profissional na cozinha está indo contra alguma lei, podendo receber uma multa e até mesmo fechar as portas a qualquer momento?

Essas com certeza são perguntas que você deve fazer, porém encontrar as respostas pode não ser tão fácil.

Pensando nisso, revelamos nesse artigo tudo o que você precisa saber a respeito, de modo a seguir com a sua operação sem preocupações.

Continue a leitura para saber mais.

O papel do nutricionista dentro dos restaurantes

É muito comum imaginarmos que a presença de um nutricionista dentro de um restaurante diz respeito exclusivamente ao preparo de alimentos, mas isso não é exatamente uma verdade.

Sim, é inegável que esse profissional também lida com os alimentos em si, mas sua responsabilidade e ajuda ao estabelecimento vão muito além. O que ele faz envolve, entre outras coisas:

  • Garantir que todos os processos da cozinha sejam seguidos da forma certa;
  • Se certificar de que toda a operação está de acordo com as normas da ANVISA;
  • Aplicar treinamentos para garantir que os pontos acima sejam bem trabalhados.

Ou seja: ele está muito mais voltado para higiene e segurança alimentar do que podemos imaginar, e justamente por isso sua atuação junto ao chef é tão importante. Durante os treinamentos, por exemplo, que podem ser ministrados uma vez ao ano, cabe ao chef estar ao lado no nutricionista, absorvendo o que está sendo passado para garantir que entrará em prática.

Dada toda essa importância, será que realmente todo restaurante precisa ter um nutricionista?

Descubra a resposta no próximo tópico.

Afinal, todo restaurante precisa ter um nutricionista?

Para surpresa de muitos donos de restaurante, a resposta para essa pergunta é negativa: o estabelecimento não precisa ter esse profissional na operação.

E, segundo o Superior Tribunal de Justiça, os restaurantes não precisam nem mesmo ter registro no Conselho de Nutrição ou contar com o cargo de Responsável Técnico, também dado a nutricionistas.

Muitos empresários da alimentação fora do lar acreditam que são obrigados por lei a terem esse colaborador, porém não são justamente por dois motivos: a realidade de alguns restaurantes pode tornar inviável essa contratação e o que deve ser levado em conta é a atividade principal do estabelecimento.

No caso dos restaurantes, entende-se que a atividade principal não exija a presença do nutricionista, principalmente se considerarmos que em relação à higiene, por exemplo, a própria ANVISA possui agentes para realizar fiscalizações.

A falta desse profissional, porém, pode levar a algumas consequências indesejadas, como:

PERDA DE CREDIBILIDADE COM OS CLIENTES

Trabalhar com um nutricionista dando apoio definitivamente não significa fazer uma comida mais saudável, afinal isso irá depender do conceito seguido em seu negócio.

nutricionista-para-restaurante

Mas para os clientes a presença desse profissional possui esse e outros significados, e certamente muitas pessoas se sentem mais à vontade ao comer em locais nos quais sabem que há a presença desse profissional específico para ajudar no trabalho com os alimentos.

EQUIPE MENOS COMPROMETIDA

Infelizmente muitos colaboradores não se comprometem tanto com os processos estabelecidos quando não precisam se reportar a alguém, e a presença de um nutricionista pode ajudar a manter o comprometimento.

O chef, claro, não deixa de ser a figura central da cozinha, mas quanto mais reforço, melhor.

MULTAS E ATÉ MESMO FECHAMENTO DO RESTAURANTE

Como dissemos acima, um bom nutricionista também irá te ajudar em todos os processos e normas no que diz respeito à ANVISA, e isso também significa manter o restaurante e a equipe preparados para a chegada de fiscais a qualquer minuto.

Com a falta desse profissional alguns pontos importantes poderão passar despercebidos e, em caso de fiscalização, haverá o risco de multas e até mesmo fechamento do estabelecimento.

Para compreender melhor a decisão do Superior Tribunal de Justiça e em quais atividades os restaurantes se enquadram, a ponto de não precisarem contratar um nutricionista, confira esse artigo do escritório Teixeira Filho Advogados, publicado em 2015.

Mesmo não sendo determinado por lei, não deixe de contar com esse profissional em seu restaurante

Agora que você já conhece a resposta para a pergunta “Todo restaurante precisa de um nutricionista?”, já pode refletir em relação ao seu restaurante especificamente, de modo a determinar o quão importante esse profissional pode ser para a sua rotina e a de seus colaboradores.

Mesmo a resposta para a pergunta sendo negativa, nossa dica é que você de fato não abra não de ter um nutricionista por perto, mas isso não significa necessariamente ter que contratar um para fazer parte do seu quadro de funcionários. Existem inúmeras consultorias que podem te auxiliar da mesma forma, por um valor menor.

Considere, inclusive, outro ponto no qual esse profissional se faz indispensável: o auxílio na aplicação da Ficha Técnica, fundamental para a padronização de suas receitas, para agilidade no preparo e, mais importante ainda, para a formação do seu preço de venda.

Esse, por sinal, é um assunto sobre o qual você pode começar a aprender agora mesmo através do Treinamento Cardápio Vendedor, criado justamente para te ajudar a trabalhar a precificação correta de seus pratos e drinks. Com ele você conhecerá os tipos de ficha técnica que existem e como utilizar cada um deles a favor do seu negócio.

Além disso, poderá reformular seu cardápio seguindo técnicas voltadas exclusivamente para dar destaque aos produtos certos, influenciando a compra do cliente de forma estratégica, como é o caso da Engenharia de Cardápio.

Entenda mais sobre o treinamento e todos os módulos que o compõem clicando no link acima, e não deixe de ler também os comentários de quem já é aluno e em pouco tempo de aplicação conseguiu melhorar consideravelmente seus resultados.

Se preferir, clique no banner abaixo e, surgindo qualquer dúvida, basta entrar em contato e conversar com a nossa equipe.

Lembrando que a presença de um nutricionista em seu negócio não é obrigatória. Porém, caso você escolha ter esse profissional ao seu lado, compartilhe os conhecimentos obtidos com o treinamento para que a operação em sua cozinha se torne ainda mais eficaz.

como-criar-um-cardapio-curso

Informações rápidas
SOBRE O MATHEUS LESSA
MENTORIA
PODCAST
ENTREVISTAS

ARTIGOS

palestras
GESTÃO: COMO CRIAR UM CARDÁPIO VENDEDOR NA PRÁTICA PARA O SEU RESTAURANTE
GESTÃO: COMO DIMINUIR OS DESPERDÍCIOS E AUMENTAR SEUS LUCROS DO SEU RESTAURANTE COM UMA GESTÃO 360° DO SEU ESTOQUE
MARKETING & VENDAS: COMO USAR O PODER DO MARKETING DIGITAL PARA ATRAIR E FIDELIZAR CLIENTES PARA O SEU RESTAURANTE
Contato

(41) 99679-8647

atendimento@domineseurestaurante.com.br

Ingredientes do Sucesso Consultoria
CNPJ: 27.792.478/0001-58
Av. Sete de Setembro 2775, Curitiba – PR