Ebook-do-Matheus-Lessa

Você já pensou em montar um restaurante em família? Esse é o sonho de muitas pessoas que desejam empreender, porém, como em qualquer outro empreendimento, é preciso ter alguns cuidados para garantir que o negócio realmente terá sucesso.

Para ilustrar como é possível ter um restaurante familiar lucrativo, através do qual realmente seja possível ter uma ótima renda, trouxemos como exemplo o Villa Torres, gerenciado por Vera e Luiz Torres e a filha do casal, provando que é sim possível manter esse tipo de operação livre de conflitos que a prejudiquem.

Mas, antes, que tal entender o que de fato é um negócio familiar?

Entenda melhor no tópico abaixo.

Montar um restaurante em família dá certo?

Como o próprio termo sugere, um negócio familiar de fato é aquele criado e mantido pelos membros de uma mesma família, como no caso do restaurante Villa Torres. Porém, se você estiver pensando em montar um restaurante em família, saiba que ele não precisa necessariamente ser gerido por alguém próximo.

Muito pelo contrário: ele pode muito bem ser idealizado em família e ter alguns membros na operação, sendo gerido por outra pessoa. Afinal, quando se fala em gestão é preciso contar com quem entenda do assunto.

E, com a gestão do restaurante ocorrendo da forma correta, as chances de ele de fato ser lucrativo são enormes, sendo que no que se refere especificamente a esse tipo de negócio em família podemos citar ainda outras vantagens, como mais confiança entre os envolvidos e facilidade na gestão de pessoas, por se tratar de uma equipe menor.

A resposta para a pergunta tema desse tópico, portanto, é sim: montar um restaurante em família dá certo, e abaixo você pode conferir as dicas da Vera e do Luiz, do Villa Torres, para que isso seja possível.

Restaurante Villa Torres: um caso de sucesso em relação a negócios familiares

MANTENHA O FOCO E TENHA PAIXÃO PELO QUE FAZ

Como frisa Vera, ter paixão pelo trabalho é a chave para fazer qualquer negócio dar certo, seja um restaurante ou não, e o foco, claro, deve ser mantido a todo instante.

Aliás, fica aqui uma dica “extra”: os conflitos podem surgir mesmo em equipes/famílias extremamente alinhadas, mas se houver esse foco junto à paixão mencionada, serão facilmente resolvidos.

ENTENDA QUE NÃO DÁ PARA TODO MUNDO TOMAR CONTA DE TUDO

Por ser um negócio “de todos”, é comum cada pessoa querer ajudar a outra em suas atividades, mas acredite: isso apenas atrapalha o processo.

É de EXTREMA importância que cada um foque em sua área de excelência, e as atribuições devem ser feitas preferencialmente antes de o restaurante de fato sair do papel. Mas se ele já estiver em funcionamento, não há problema: faça uma pausa para organizar as atividades e seus respectivos responsáveis.

FAÇA REUNIÕES CONSTANTES

As atribuições devidamente definidas não significam que determinadas situações inesperadas surjam, muitas vezes exigindo o esforço de todos para serem resolvidas.

Por isso faça reuniões constantes para falar a respeito com seus familiares e, se for o caso, com o resto da equipe. Aliás, mesmo que não julgar necessário, busque reunir todos uma vez por semana para que possam falar, por exemplo, sobre os resultados obtidos e/ou que se espera ter.

reunião-para-montar-restaurante-em-familia

SAIBA SEPARAR O PESSOAL DO PROFISSIONAL

Essa é praticamente uma lei em qualquer empreendimento, e se torna ainda mais séria para quem quer montar um restaurante em família.

Da mesma forma que questões pessoais não devem influenciar o trabalho, o contrário também não deve ocorrer: se ocorrerem desavenças dentro do restaurante, resolva-as antes de ir para casa.

Para conferir mais dicas da Vera e do Luiz, confira a entrevista abaixo:

Outros pontos a considerar

Além das dicas acima, existem outras que quem quer montar um restaurante em família deve seguir, dadas nesse artigo do SEBRAE.

E elas incluem, em sua maioria, questões que muitas vezes passam despercebidas pelos empreendedores, como a forma como será a sucessão e o que deverá ser feito caso o casal proprietário se divorcie.

Acredite: na expectativa de tirar a ideia do papel, muitas pessoas de fato não pensam nesses pontos, e os resultados desse erro na gestão são percebidos da pior forma pelo cliente. O que, inevitavelmente, pode te levar à falência.

Lembrando os demais pontos a se avaliar na hora de montar um restaurante em família…

E nunca é demais lembrar que, ao montar um negócio voltado para alimentação fora do lar, é imprescindível criar um planejamento sólido, que contemple TODOS os pontos importantes para o correto funcionamento do estabelecimento.

Deve-se avaliar, por exemplo:

O PÚBLICO-ALVO

Que são as pessoas para quem você deseja vender, e cujo perfil deve conhecer o máximo possível: qual a idade, o poder aquisitivo e as preferências na hora de fazer uma refeição?

O LOCAL

O ponto de venda escolhido precisa ser acessível para qualquer pessoa, ter um valor que caiba no seu bolso (seja ele de compra ou locação) e, se possível, exigir pouco investimento em reforma.

O VALOR NECESSÁRIO

E, por falar em investimento, você e seus familiares precisam ainda calcular corretamente o valor necessário para começar. Ele precisa contemplar a reforma (se necessária), a criação e manutenção inicial do estoque, a compra de equipamentos e utensílios e, ainda, a criação de um fundo para manter a operação rodando enquanto o lucro não surge de fato.

Parece muita coisa, não é mesmo?

E de fato é: são MUITOS os detalhes que precisam de atenção na fase inicial, mas nada é impossível e com a ajuda certa é possível organizar tudo em pouco tempo. Ajuda essa que você pode obter agora mesmo no ebook O Segredo dos Restaurantes de Sucesso, criado justamente para ajudar quem está começando a trilhar esse caminho empreendedor sem erros.

Nele você verá, de forma aprofundada, como deve trabalhar os pontos mencionados nesse último tópico e muitos outros, como o marketing do seu negócio.

Não espere para começar: clique no link acima ou no banner abaixo para fazer o download, e se ficar com qualquer dúvida é só entrar em contato.

Ebook-do-Matheus-Lessa

Informações rápidas
SOBRE O MATHEUS LESSA
MENTORIA
PODCAST
ENTREVISTAS
BLOG
palestras
GESTÃO: COMO CRIAR UM CARDÁPIO VENDEDOR NA PRÁTICA PARA O SEU RESTAURANTE
GESTÃO: COMO DIMINUIR OS DESPERDÍCIOS E AUMENTAR SEUS LUCROS DO SEU RESTAURANTE COM UMA GESTÃO 360° DO SEU ESTOQUE
MARKETING & VENDAS: COMO USAR O PODER DO MARKETING DIGITAL PARA ATRAIR E FIDELIZAR CLIENTES PARA O SEU RESTAURANTE
Contato
+55 99 99999-9999
+55 22 2222-2222

 contato@matheuslessa.com.br