Ebook-do-Matheus-Lessa

Como montar um restaurante vegano? Essa é uma pergunta feita por centenas de empreendedores que enxergaram uma possibilidade dentro de um nicho tão específico e querem saber como aproveitá-la ao máximo, mas como cuidar desse processo? Sim: em tese as etapas para montar um estabelecimento como esse são as mesmas necessárias para montar qualquer outro tipo de restaurante, mas há sim alguns pontos diferentes que merecem atenção.

Para saber quais são eles, continue lendo esse artigo.

O veganismo no Brasil e no mundo

Mas, afinal, por que tantas pessoas começaram a se interessar em ter um restaurante vegano?

A resposta é simples: o veganismo é uma forte tendência em crescimento, tanto no Brasil quanto no mundo, não sendo à toa que a cada dia surgem mais e mais marcas com esse foco em diversos segmentos, como apontado nessa matéria da Pequenas Empresas Grandes Negócios.

A falta de dados oficiais dificulta saber quantos brasileiros de fato já são veganos, mas em 2008 essa decisão já havia afetado 8% da população, como mostra essa outra matéria do site Terra, que aponta ainda um crescimento consideravelmente grande desse público nos Estados Unidos: 600%.

E se os números são e continuarão sendo tão animadores, não é de se admirar que cada vez mais pessoas queiram saber como montar um restaurante vegano, mas há ainda um outro ponto que deve ser do seu conhecimento antes de dar o primeiro passo, e será abordado no próximo tópico.

Entenda que um restaurante vegano é diferente de um restaurante vegetariano

Antes de realmente começar seu negócio, é FUNDAMENTAL que você saiba que um restaurante vegano é completamente diferente de um restaurante vegetariano.

Sim: o veganismo é entendido por muitos como um nicho dentro do vegetarianismo, mas vai muito além desse, sendo “mais radical” em seu conceito. Enquanto uma pessoa vegetariana simplesmente não como carne, a vegana, além de não comer carne, não consome nada que tenha algum ingrediente de origem animal, como ovos, leite, mel…

Portanto, seu restaurante deve estar preparado para isso. Cardápios com capa de couro, por exemplo, são impensáveis em um estabelecimento vegano, a menos que esse couro seja comprovadamente sintético.

Finalmente, as dicas de como montar um restaurante vegano sem erros

Como mencionamos no início do artigo, montar um restaurante vegano exige alguns passos idênticos aos necessários para a montagem de qualquer tipo de restaurante, mas ao mesmo tempo requer alguns cuidados extras.

Veja quais são esses passos e cuidados nas dicas abaixo:

ESCOLHA O PONTO DE VENDA IDEAL

Nessa escolha é preciso considerar alguns fatores, como o tamanho do imóvel, se precisa ou não de reforma, se está disponível somente para venda ou também para locação e, claro, se está muito perto da concorrência.

Mas, como seu objetivo é saber como montar um restaurante vegano, já adiantamos que essa concorrência provavelmente não será tão grande, visto que o número de negócios desse tipo é relativamente pequeno ainda, principalmente em cidades pequenas.

ESTUDO DO PÚBLICO-ALVO

A tarefa de definir seu público-alvo se torna muito mais fácil nesse caso, mas mesmo assim é preciso estudá-lo a fundo.

Você já sabe que seus clientes serão veganos, mas o que mais sabe sobre eles? Informações como faixa etária, sexo e poder aquisitivo são muito importantes. E, por falar nisso, eis outro detalhe de extrema importância: mesmo tendo um restaurante vegano, esteja aberto a receber clientes que estejam apenas querendo experimentar pratos sem origem animal.

ESCOLHA DOS FORNECEDORES

No seu plano de negócios é importante colocar também informações sobre a aquisição de insumos, ou seja: a escolha dos fornecedores, e aqui vale a pena ter cuidado redobrado.

Seus clientes certamente serão muito exigentes em relação ao que irão consumir, pois querem se certificar de que nada tenha nenhum traço de origem animal, e se fizerem perguntas sobre a procedência dos seus insumos você precisa estar preparado para responder. Por isso, escolha somente fornecedores que também estejam comprometidos com esse conceito, garantindo a qualidade de tudo que você irá produzir em sua cozinha.

DEFINIÇÃO DO CARDÁPIO

A definição do cardápio, claro, é parte fundamental da montagem de qualquer restaurante, mas se tratando de um restaurante vegano a escolha dos pratos deve ser mais cuidadosa.

Se preciso, contrate um especialista para te ajudar, mas não se esqueça, jamais, de colocar muito sabor em cada item e pensar em formas criativas de conquistar seus clientes pelos paladar.

DEFINIÇÃO DO INVESTIMENTO NECESSÁRIO

Por fim, você precisa ainda descobrir de quanto dinheiro irá precisar para começar o seu negócio.

Tenha em mente, inclusive, que não poderá utilizar ingredientes como ovos e leite em suas receitas, e os seus respectivos substitutos muitas vezes custam mais caro, valendo a pena estudar a quantia necessária para o seu estoque inicial.

Seu lucro também não surgirá da noite para o dia, portanto esse investimento deverá ser suficiente para manter o restaurante funcionando nos primeiros meses, e quanto mais valor você gerar para os seus clientes, mais rápido a lucratividade irá aparecer.

E agora que você já conhece algumas dicas de como montar um restaurante vegano, deve estar se fazendo outra pergunta:

Como gerar valor para os clientes?

Bem, isso pode ser mais simples do que você imagina, e para começar basta mostrar para os seus clientes que realmente se importa com a causa vegana e não está abrindo um restaurante pensando simplesmente no dinheiro.

Promova cursos e eventos voltados para o veganismo;

Crie uma horta que fique visível para os seus clientes;

Converse com eles sobre como a mudança no consumo afetou suas vidas…

São muitas as ideias que podem ser colocadas em prática nesse sentido, basta começar.

E se tiver mais dúvidas sobre esse começo, que estejam ligadas à criação de conexão com seu público, gestão de custos, marketing ou qualquer outro assunto que precisa ser estudado antes da abertura do restaurante, conheça o ebook O Segredo dos Restaurantes de Sucesso.

Ele foi criado para responder as principais perguntas e guiar quem está querendo empreender com um restaurante, e com certeza poderá te ajudar.

Clique no link acima para saber mais, ou no banner abaixo, e se tiver qualquer dúvida é só falar com a nossa equipe clicando aqui.

Ebook-do-Matheus-Lessa

Informações rápidas
SOBRE O MATHEUS LESSA
MENTORIA
PODCAST
ENTREVISTAS

ARTIGOS

palestras
GESTÃO: COMO CRIAR UM CARDÁPIO VENDEDOR NA PRÁTICA PARA O SEU RESTAURANTE
GESTÃO: COMO DIMINUIR OS DESPERDÍCIOS E AUMENTAR SEUS LUCROS DO SEU RESTAURANTE COM UMA GESTÃO 360° DO SEU ESTOQUE
MARKETING & VENDAS: COMO USAR O PODER DO MARKETING DIGITAL PARA ATRAIR E FIDELIZAR CLIENTES PARA O SEU RESTAURANTE
Contato

(41) 99767-1193

atendimento@domineseurestaurante.com.br

Ingredientes do Sucesso Consultoria
CNPJ: 27.792.478/0001-58
Av. Sete de Setembro 2775, Curitiba – PR