como-criar-um-cardapio-curso

Saber como contratar sua equipe de cozinha é, sem sombra de dúvidas, uma das principais formas de obter sucesso com o seu restaurante. Mas, fica a pergunta: como fazer cada contratação da forma correta?

Não existe nenhum mistério em relação a esse assunto: basta seguir as dicas certas, tomando os devidos cuidados, e certamente você terá ao seu lado os colaboradores de que precisa. Para te ajudar, separamos nesse artigo 5 dessas dicas fundamentais que todo dono de restaurante deve conhecer.

Continue a leitura para conhecer cada uma delas.

Por que ter cuidado com esse tipo de contratação

Antes de mais nada, é importante reforçarmos que toda e qualquer contratação que você fizer deve ser bem pensada, não importa a vaga que o candidato irá ocupar.

Em relação à cozinha, porém, esse cuidado deve ser redobrado, afinal ela é a parte mais importante do restaurante. É dela que irá sair cada pedido e o sabor que irá ou não encantar os clientes.

Mas é dela, também, que podem surgir problemas como pratos preparados da forma errada e até mesmo complicações alimentares devido a algum ingrediente manipulado da forma errada, o que só reforça que toda e qualquer contratação para essa área deve ser feita com MUITA atenção.

Portanto, se você realmente quer saber como contratar sua equipe de cozinha, veja as dicas do tópico abaixo.

Dicas para não errar na hora de contratar sua equipe de cozinha

DICA 1: TENHA CLARAMENTE DEFINIDAS AS VAGAS QUE PRECISAM SER PREENCHIDAS

Quantas vagas existem para determinada função, e quais são as atividades a elas ligadas?

É de extrema importância responder a essas perguntas antes de fazer qualquer anúncio, afinal é preciso ter definido, de forma clara, o seu objetivo com a contratação (ou as contratações). Dessa forma, na hora de anunciar cada vaga não faltará nenhuma informação importante.

Essa é de longe a primeira dica a ser seguida, pois te ajudará a atrair somente pessoas que de fato tenham a ver com o que está buscando, não ficando nada “vago demais”.

DICA 2: AVALIE CADA CURRÍCULO COM O MÁXIMO CUIDADO

Feito o anúncio, é hora de começar a receber os currículos e analisa-los com todo o cuidado, lembrando que não basta apenas, necessariamente, a pessoa informar que possui determinado tempo de experiência na função exigida.

Junto ao seu sócio, caso tenha um, entre em contato com o empregador anterior para obter referências e avalie as demais experiências e formação. Um chef, por exemplo, precisa ter uma boa bagagem para assumir sua cozinha. E, caso você já tenha um, ele certamente deverá estar ao seu lado nessa tomada de decisão.

Não se esqueça, ainda, de criar um processo seletivo inteligente, de modo a agir de forma estratégica a partir da análise dos currículos.

DICA 3: UTILIZE A ANÁLISE DE PERFIL COMPORTAMENTAL

Pode ser que você nunca tenha ouvido falar nesse assunto, mas ele também é importante para quem está no processo de contratar a melhor equipe para a cozinha do restaurante. E por um motivo simples: é a análise comportamental que permite identificar se determinado candidato possui ou não o perfil que a vaga em aberto exige.

Trata-se de algo que já faz parte dos processos seletivos de empresas no mundo todo, e se faz útil também na alimentação fora do lar.

DICA 4: SE PRECISO, CONTRATE UM ESPECIALISTA PARA TE AJUDAR

Por mais que um proprietário conheça as particularidades e necessidades do seu restaurante, nem sempre terá as habilidades necessárias na hora de um processo seletivo. Se esse é o seu caso, considere contratar um especialista para te ajudar.

A análise de perfil comportamental que mencionamos, por sinal, necessita de um olhar criterioso e ferramentas para ser bem estruturada, e empresas que lidam com isso podem ser o apoio que você precisa nessa importante tarefa.

DICA 5: SOLICITE UM TESTE

O período de experiência sempre será válido. Mas, e se você, antes mesmo de dar início a ele, fizesse um teste prático com o candidato escolhido? Ou mesmo solicitasse uma degustação, no caso de estar contratando também um chef?

Assim poderá analisar, inclusive, como a pessoa em questão lida com o trabalho sob pressão, mas não considere apenas esse teste. Afinal, essa mesma pressão de estar cozinhando para você pode causar nervosismo no candidato.

dica-de-como-contratar-sua-equipe-de-cozinha

Não deixe de investir constantemente em capacitação

Tendo descoberto como contratar sua equipe de cozinha, lembre-se de valorizá-la e, mais do que isso: capacitá-la constantemente.

Nada impede, por sinal, que você contrate pessoas sem experiência e ensine-as a trabalhar, mas mesmo aqueles que já possuem anos de estrada merecem reciclar o conhecimento, melhorando cada vez mais os resultados do seu negócio.

Os benefícios para os funcionários, dentro desse contexto, serão muitos, incluindo o fato de se sentirem valorizados. Já para você, envolverão a retenção de talentos, maior produtividade, destaque diante da concorrência e gastos cada vez menores com processos seletivos.

E saiba que não é preciso separar milhares de reais para que essa capacitação possa acontecer. Algumas ideias nesse sentido são:

ROTATIVIDADE ENTRE AS ÁREAS

Os funcionários da cozinha podem passar algumas horas por semana junto a outras pessoas da equipe, como os garçons, para aprenderem mais sobre outras operações do restaurante.

Essa visão “do todo” os transformará em profissionais mais completos.

PARTICIPAÇÃO EM PALESTRAS

Convidar profissionais que de alguma forma estejam ligados ao seu negócio para palestrarem para a equipe da sua cozinha, ou incentivá-la a frequentar palestras fora do ambiente de trabalho também é uma forma de investir em capacitação.

Tais palestras podem envolver desde técnicas de preparo até mesmo normas de higiene que devem ser seguidas.

CURSOS E TREINAMENTOS

Existem, ainda, diversos cursos e treinamentos pensados especificamente para essa área do seu estabelecimento, e que podem mudar a visão da sua equipe em relação ao trabalho que desempenham na cozinha.

Com o Treinamento Cardápio Vendedor, por exemplo, ela irá aprender tudo sobre Ficha Técnica, ferramenta essencial para o preparo dos pratos solicitados pelos clientes.

E o melhor: com um preço completamente acessível!

Clique no banner abaixo para saber mais sobre esse treinamento e como ele pode ajudar a sua equipe de cozinha. Se ficar com dúvidas, é só entrar em contato.

como-criar-um-cardapio-curso

Informações rápidas
SOBRE O MATHEUS LESSA
MENTORIA
PODCAST
ENTREVISTAS
BLOG
palestras
GESTÃO: COMO CRIAR UM CARDÁPIO VENDEDOR NA PRÁTICA PARA O SEU RESTAURANTE
GESTÃO: COMO DIMINUIR OS DESPERDÍCIOS E AUMENTAR SEUS LUCROS DO SEU RESTAURANTE COM UMA GESTÃO 360° DO SEU ESTOQUE
MARKETING & VENDAS: COMO USAR O PODER DO MARKETING DIGITAL PARA ATRAIR E FIDELIZAR CLIENTES PARA O SEU RESTAURANTE
Contato
+55 99 99999-9999
+55 22 2222-2222

 contato@matheuslessa.com.br